14 de set. de 2012

Minha primeira vez

Meu primeiro contato com a Doutrina Espírita foi em 1996 (falando em leitura), alguns meses depois do falecimento do meu pai. Uma amiga da faculdade me indicou e me emprestou para ler o livro "Nosso Lar", de André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Minha reação após esta leitura foi de conforto, paz e tranquilidade. Outras leituras vieram em seguida: "O Livro dos Espíritos" e "O Evangelho Segundo o Espiritismo", ambos de Alan Kardec, acompanhados por romances espíritas. Nunca frequentei um centro espírita, acho que por acomodação. Mas já tomai passes. Durante estes 16 anos continuei as leituras e conversas com pessoas amigas, com quem aprendi bastante... e ainda continuo aprendendo.
Em 2002 resolvi me matricular em um curso de inglês, à noite, e minha primeira professora foi uma pessoa maravilhosa, espírita. Passei para o segundo semestre do curso, mas parei por aí porque tive que fazer uma escolha: ou continuava no curso de inglês ou fazia especialização. Optei pela segunda opção. Hoje, acredito que minha breve passagem pelo inglês (apenas 1 ano de curso) foi para conhecer Ilze, minha primeira pró, amiga e modelo de pessoa, com suas virtudes e caráter inigualáveis.
No trabalho, tenho colegas que são espíritas e, sempre que dá, conversamos sobre o tema. Mas este ano foi especial. Me aproximei ainda mais de outra colega, que hoje considero uma amiga, mestre e exemplo de pessoa, Angela. E foi a partir desta aproximação que comecei a ir ao Centro Espírita Fabiano de Cristo, centro que ela frequenta. É um pouco difícil expressar em palavras meus sentimentos em relação a esta experiência (já fiz referência aqui e aqui).
Ontem, dia 13 de setembro de 2012, começou a 34ª Semana Espírita de Feira de Santana, que tem como tema central "O Evangelho na Construção do Homem de Bem", um evento de grande importância e que eu nunca tinha participado de nenhuma palestra ao longo destes anos. Olha minha primeira vez novamente aqui. 



A primeira noite foi fantástica. Contou com a participação do grande orador Divaldo Franco, Embaixador da Paz e o maior divulgador do Espiritismo pelo mundo. 


A noite começou com apresentação musical de Antonio Melo ao violão.


Após a abertura realizada pelo mestre de cerimônias, teve a apresentação do coral Fabiano de Cristo com um excelente repertório.


Marcos Machado, Coordenador do Conselho Regional 03, agradeceu a presença de todos e apresentou o palestrante da noite, Divaldo Pereira Franco. 


Divaldo fez brilhante palestra onde relatou a história do cristianismo doa tempos primitivos até hoje, demonstrando a premente necessidade da aplicação prática do Evangelho para a construção de uma sociedade harmoniosa e a aquisição da paz  interior dos indivíduos.

Um grande público esteve presente, lotando o Ginásio de Esportes do Colégio Castro Alves. Todos encantados com a palestra de Divaldo Franco. 



Os subtemas deste evento se distribuem de acordo com a seguinte programação, cuja atividade se inicia sempre a partir das 19:30h, no Ginásio de Esportes do Colégio Castro Alves:


13/09     DIVALDO PEREIRA FRANCO (BA)
O Evangelho na Construção do Homem de Bem
14/09     RUTH BRASIL MESQUITA – (BA)
Embaixadores da Esperança
15/09     CLÓVIS NUNES (BA)
Cultura de Paz e Espiritualidade

16/09     ANDRÉ LUIZ PEIXINHO (BA)
A Conquista da Felicidade
17/09     ANDRÉ LUIZ RAMOS (SP)
Saúde Mental, à luz da Física Moderna e do Evangelho
18/09     NOITE MUSICAL em homenagem ao aniversário de Feira de Santana. (Tributo a Georgina Erisman)
19/09     CÉSAR SOARES DOS REIS (RJ)
Viver a Lei de Amor, Justiça e Caridade com o Trabalho no Bem
20/09     ANETE GUIMARÃES (RJ)
É tempo de Amar
21/09     ÉDEM ERNESTO DA SILVA LEMOS (RN)
O Evangelho de Jesus na Educação do Ser
22/09     ALBERTO RIBEIRO DE ALMEIDA (PA)
O Caminho do Perdão

A programação da Semana prevê ainda a assistência  às crianças e adolescentes, e se estende com a realização de Seminários:

I)                 Seminário: ENCONTRO COM A FEEB (domingo, 16 de setembro)
Coordenação: André Luiz Peixinho
Local: Centro Espírita Jesus de Nazaré
Horário: às 09 horas

II)               ENCONTRO DE JOVENS (domingo, 16 de setembro)
Coordenação: Ricardo Carvalho
Local: Associação Espírita Cristã André Luiz
Horário: às 09 horas

III)             SEMANINHA ESPÍRITA (de 19 a 21 de setembro)
Colégio Castro Alves/ Faculdade ENEB

IV)             Seminário: CASAMENTO -  A ARTE DO REENCONTRO (domingo, 23 de setembro)
Coordenação: Alberto Almeida
Local: Auditório do Restaurante Kilogrill
Horário: às 09 horas
Investimento: R$ 15,00
* Não haverá atividade à noite.

Informações e imagens retiradas do site do Conselho Regional Espírita 03.

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações.”
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, Cap. XVII)
                                                                   

Um comentário:

Ângela disse...

Bel
Agradeço pela generosidade em sua avaliação. Tenha certeza que tenho que reencarnar muitas vezes para me aproximar do que descreve.
Quanto à cobertura da Semana Espírita eu achei o máximo; informar e motiva as pessoas participarem do evento. Vale pela divulgação.
Precisamos organizar os nossos tempos para colocar os papos em dia. Penso que esta semana no sábado começamos rsrsrsr
Beijo grande