28 de fev. de 2011

A Teia da Vida

Percebo que o mundo das ideias e dos intelectuais chegou ao dia-a-dia. Sentimos que qualquer ação gera reação imediata. Junto com a consciência vem a ação: está nas mãos de cada um de nós cuidar do nosso planeta, da nossa casa, do nosso corpo, da nossa relação com as pessoas e assim manter a Teia da Vida o mais saudável possível.
Já pensou que o planeta é um imenso organismo vivo? Sim, tudo - tudo mesmo - está conectado. Essa é a ideia-chave dos que os ecologistas chamam de visão sistêmica.
Segundo Fritjof Capra, em seu livro A Teia da Vida, "as redes são o padrão básico de organização de todos os sistemas vivos. Os organismos são formados por redes de células. Da mesma forma, as pessoas se organizam em comunidades e tecem suas redes de relações e de comunicação. A principal característica dessas teias de vida é a capacidade de autoregeneração".
Em outras palavras, está nas mãos de cada um de nós a tarefa de cuidar do nosso planeta, da nossa casa, do nosso corpo para que a vida se regenere, se perpetue e seja desfrutada por nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos, tetranetos...

Nenhum comentário: